Coordenação: Reginaldo Menezes e Sônia Andrade
Inscrições: para reserva de vagas
Data: Aguarde divulgação
A Psicologia dos Eneatipos de Cláudio Naranjo é uma visão transpessoal que abre uma clareira, desvelada (aléthea) por uma fenomenologia existencial para a verdade mais originária do ser. Ao mostra a estrutura psíquica e a natureza da realidade nos domínios da espiritualidade humana, inaugura um ethos, fonte raiz para uma epifania do cuidar. O Eneagrama é um mapa, uma simbologia, que põe o homem diante de si mesmo ao revelar o que não pode mais permanecer oculto, pois deixa ver a estrutura, o funcionamento e a formação da personalidade ou caráter na complexidade dos relacionamentos humanos.
Diz Cláudio Naranjo, que o núcleo do caráter ou personalidade é constituído por uma problemática amorosa, pois se origina dos nossos problemas emocionais e das nossas frustrações amorosas e se perpetua desde a nossa infância através da nossa exagerada necessidade de amor: “…antes de tudo o problema existencial que nos domina está na ideia do amor, ou melhor, no desamor. Somos sedentos de amor e não percebemos que estamos lidando com as nossas manifestações egóicas.”
Portanto, sobre os seres humanos é legítimo dizer que estão sempre envolvidos em jogos do amor. Desvelar esses jogos é uma via de cura, claridade e vínculos amorosos sanos, para a vida cotidina de cada um, amor fati!