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A Especialização em Gestalt é um curso teórico-vivencial que promove uma reflexão interdisciplinar. Através de uma hermenêutica fenomenológica revela uma cosmovisão que realiza uma forma de estar no mundo, portanto, sua ênfase recai na reflexão da condição humana no seu âmbito mais profundo e radical: a humanidade do homem posta em seu ser.
Assim, na formação do gestalt-terapeuta propõe-se um caminho, uma saga exploratória sobre si mesmo, que diferencia-se como caminho de desenvolvimento pessoal e formação profissional.
“Na formação do gestalt-terapeuta propõe-se um caminho, uma saga exploratória sobre si mesmo.”
Devido ao grau de espontaneidade e abertura epistemológica seu sistema está construído muito mais no entendimento intuitivo e em processos criativos, pelo qual realiza a compreensão do presente, aqui-e-agora, do contágio e da transparência, da auto-regulação organísmica e das técnicas, como extensões da atitude do terapeuta, não apenas como meras teorias psicológicas baseadas em princípios abstratos. O programa da formação promove uma integração na inter-face com a filosofia, a música, a dança, o teatro e as artes em geral.
Tendo em vista sua matriz fenomenológica e seu caráter interdisciplinar, a Gestalt atende a uma demanda crescente do homem contemporâneo por saber, nesse sentido é uma fonte de autoconhecimento que instrumentaliza profissionais e estudantes de diversas aéreas como psicologia, psiquiatria, psicoterapia, educação, pedagogia, assistência social, enfermagem, etc.
A Gestalt, enquanto uma Gestalt Viva, está ancorada na práxis de Cláudio Naranjo, discípulo e colaborador de Fritz Perls, considerado um dos herdeiros dessa tradição, que aporta uma visão transpessoal e holística a um campo fenomênico e dinâmico para a desarticulação da personalidade infantil condicionada, promovendo um verdadeiro renascimento psíquico-espiritual, uma abertura da consciência que se desvela na experiência do próprio viver.
Profissionais de Psicologia
Estudantes e portadores de diploma do ensino superior de qualquer área do conhecimento.
A Gestalt-terapia tem como foco o resgate da autenticidade, o valor e a confiança na experiência real e na comunicação sincera, na responsabilidade e no dar-se-conta dos processos, através da autorregulação organismica, como ferramentas ou recursos na valorização e expansão da consciência, na qual toda ação livre e intencional devem estar em sintonia com o cultivo e a realização do bem-estar, nas relações do homem consigo mesmo e com outrem.
A partir da clinica e da prática supervisionada, objetiva também dar publicidade à pesquisa e produção de textos científicos, viabilizando uma reflexão e experiência sobre as psicologias humanistas ou de cunho existencial-fenomenológico. Assim, diante da crise da subjetividade moderna e suas repercussões para uma clínica fenomenológica, na compreensão do homem sobre si mesmo, a Gestalt se insere de forma decisiva nas discussões contemporâneas sobre o fazer da própria Psicologia.
ESPECIALIZAÇÃO PSICOLOGIA CLINICA EM GESTALT
Público alvo: Psicólogos
Carga horária: 452 horas
Duração: 24 meses
Aulas mensais:
Módulos: quinta-feira e sexta-feira das 17h às 21h e sábado das 10h às 18h
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTALT TEÓRICO VIVENCIAL
Público alvo: Portadores de diploma de graduação superior
Carga horária: 452 horas
Duração: 24 meses
Aulas mensais:
Módulos: quinta-feira e sexta-feira das 16h às 21h e sábado das 10h às 18h
DISCIPLINAS
Gestalt de Fritz Perls
Gestalt Viva de Cláudio Naranjo®
Psicologia dos Eneatipos de Cláudio Naranjo®: Hermenêutica e Clínica
Educação Somática
Fenomenologia
Atividades Complementares Obrigatórias
Estágio Clínico Supervisionado (Psicologia Clínica)
Terapia Individual
Pesquisa e Publicação
Atividades Complementares Livres
Palestra, Workshop
Psicologia e Cinema
Terapia Grupo
Vivência Terapêutica de Imersão
Meditação – Budismo Dionisíaco
Mindfulness – Atenção Plena
CONCLUSÃO
– Orientação de monografia
– Apresentação e defesa de monografia
Avaliadores: Reginaldo Menezes, Sônia Andrade e Prof. Convidado
COORDENAÇÃO:
Prof.Dr. Reginaldo Menezes Barros (PUCSP)
Prof.Me. Sônia Andrade (PUCSP)
HOMENAGEM E GRATIDÃO AO NOSSO MESTRE:
Prof. Emérito. Dr. Emmanuel Carneiro Leão (UFRJ)
PROFESSORES CONVIDADOS :
Prof. Dr. Clara de Andrade (UNIRIO)
Prof. Esp. Fernando De Lucca (U.C – URUGUAY)
Prof. Esp. Luis Yacachury (INSTITUTO FRITZSGESTALT – BUENOS AIRES)
Prof. Dr. Sohaku Bastos (INSTITUTO CULTURAL BRASIL-JAPÃO)
Acharya Alejandro Torrealba ( INSTITUTO MILAREPA- ILHAS CANÁRIAS)
PROGRAMA FORMAÇÃO
GESTALT I
TEMAS:
– A Gestalt de Fritz Perls: Influências: A Psicologia da forma ou Gestalt; Fenomenologia, Existencialismo e as Terapias humanistas; Teatro. A Psicanálise e as divergências de Perls.
– A Gestalt Viva de Cláudio Naranjo: Presença, contágio e transparência.
– Modelos de desenvolvimento individual e autoconhecimento.
– Os Processos primários de autoconhecimento: dar-se conta (awareness); aqui e agora; presença; continuum de consciência; escuta ativa.
– Educação Somática: subjetividade e fiscalidade
– Processo organizador biológico e processo somáticos.
GESTALT II
TEMAS:
A demanda terapêutica (enquadre)
– A relação terapêutica: presença, atitude empática e transparência
– Gestalt e Espiritualidade: o budismo, a dimensão apolínea dionisíaca.
– Formas de contato
– Figura e Fundo
– Ciclo da Experiência e Padrões de Relacionamento
GESTALT III
TEMAS:
– Autorregulação Organismica: Longe do equilíbrio próximo da criatividade
– As Neuroses e as Modulações Vinculares
– Neurose e Sofrimento em Gestalt
GESTALT IV (Educação Somática I)
TEMAS:
– O corpo como processo
– Corpo herdado:
camada externa – ectoderma;
camada mediana – mesoderma;
camada interna – endoderma
– Forma, Função e Comportamento
GESTALT V (Educação Somática II)
TEMAS:
– Natureza do processo organizador: Corpo Herdado e Corpo Formado
– Os tipos: ectomórfico, mesomórfico e endomórfico.
GESTALT VI (Teatro I)
TEMAS:
– Processos Criativos
– Teatro Terapêutico
GESTALT VII
– Mecanismos Neuróticos e Personalidade
– Vínculos e Autenticidade
GESTALT VIII (Educação Somática III)
TEMAS:
– Processos Criativos
– Mito, forma e movimento
GESTALT IX
TEMAS:
Técnicas: supressivas, expressivas e integrativas
Polaridades e padrões de relacionamento
GESTAL X (Teatro II)
TEMAS:
– Processos Criativos
– Teatro Terapêutico
GESTALT XI (Sonhos)
TEMAS:
– Sonhos e Fantasias dirigidas
GESTALT XII (Educação Somática IV)
TEMAS:
– Processos criativos
– A Psicologia dos Eneatipos e Fisicalidade
– Subjetividade Somática: forma, experiência e identidade
GESTALT XIII
TEMAS:
– Estruturas do Caráter e Modulações Vinculares
– As Patologia – DSM
– A Psicologia dos Eneatipos e as Patologias
– As Cenas temidas
GESTAL XIV (Grupo)s
TEMAS:
Introdução
Gestalt e grupo
A estrutura e o processo
Grupo e polaridades
FENOMENOLOGIA I
TEMAS:
– Introdução à Fenomenologia
FENOMENOLOGIA II
TEMA:
– Fenomenologia e Psicoterapia
FENOMENOLOGIA III
Temas: Fenomenologia e Individuação
FENOMENOLOGIA IV
TEMAS:
– Fenomenologia e Vida
FENOMENOLOGIA V
TEMA:
– Fenomenologia e Cuidado de Si
PSICOLOGIA DOS ENEATIPOS I: HERMENÊUTICA E CLÍNICA
TEMAS:
Fenomenologia e as estruturas da percepção: ação, emoção e intelecto.
Psicologia dos Eneatipos: As paixões e as fixações (apego e identificação)
Estruturas da Personalidade: Apego e Autenticidade
Estruturas Somáticas/Emocionais: mesomórfico, endomórfico e ectomórfico
PSICOLOGIA DOS ENEATIPOS II: HERMENÊUTICA E CLÍNICA
TEMAS:
Psicologia dos Eneatipos: ideias loucas e subtipos
Estruturas e Dinâmicas do Caráter
Os Instintos: sexual, conservação e social
Estruturas Somáticas/Emocionais: mesomórfico, endomórfico e ectomórfico
PSICOLOGIA DOS ENEATIPOS III: HERMENÊUTICA E CLÍNICA
TEMAS:
– O pensar, sentir e querer
– Os três cérebros (reptiliana, límbico e neocórtex)
– Os três amores (eros, ágape e philia)