E

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: 

ESPECIALIZAÇÃO PSICOLOGIA CLINICA EM GESTALT.

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTALT.

A Especialização em Gestalt-terapia é um curso teórico-vivencial que promove uma reflexão interdisciplinar. Através de uma hermenêutica fenomenológica revela uma cosmovisão que realiza uma forma de estar no mundo, portanto, sua ênfase recai na reflexão da condição humana no seu âmbito mais profundo e radical: a humanidade do homem posta em seu ser.

Assim, na formação do gestalt-terapeuta propõe-se um caminho, uma saga exploratória sobre si mesmo, que diferencia-se como caminho de desenvolvimento pessoal e formação profissional.

“Na formação do gestalt-terapeuta propõe-se um caminho, uma saga exploratória sobre si mesmo.”

Devido ao grau de espontaneidade e abertura epistemológica  seu sistema está construído muito mais no entendimento intuitivo e em processos criativos, pelo qual realiza a compreensão do presente, aqui-e-agora, do contágio e da transparência, da auto-regulação organísmica e das técnicas, como extensões da atitude do terapeuta, não apenas como meras teorias psicológicas baseadas em princípios abstratos.    O programa da formação promove  uma integração na inter-face com a filosofia, a música, a dança, o teatro e as artes em geral.

A quem se destina?

Tendo em vista sua matriz fenomenológica e seu caráter interdisciplinar, a Gestalt-terapia atende a uma demanda crescente do homem contemporâneo por saber, nesse sentido é uma fonte de autoconhecimento que instrumentaliza profissionais e estudantes de diversas aéreas como psicologia, psiquiatria, psicoterapia, educação, pedagogia, assistência social, enfermagem, etc.

A Gestalt Viva está ancorada na práxis de Cláudio Naranjo,  discípulo e colaborador de Fritz Perls, considerado um dos herdeiros dessa tradição,  que aporta uma visão transpessoal e holística a um campo fenomênico e dinâmico para a desarticulação da personalidade infantil condicionada, promovendo  um verdadeiro renascimento psíquico-espiritual, uma abertura da consciência que se desvela na experiência do próprio viver.

ESPECIALIZAÇÃO PSICOLOGIA CLINICA EM GESTALT

Profissionais de Psicologia

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTALT

Estudantes e portadores de diploma do ensino superior de qualquer área do conhecimento.

Objetivos

A Gestalt-terapia tem como foco o resgate da autenticidade, o valor e a confiança na experiência real e na comunicação sincera, o dar-se-conta (awareness) e a autorregulação organismica, como ferramentas ou recursos na valorização e expansão da consciência, na qual toda ação livre e intencional devem estar em sintonia com o cultivo e a realização do bem-estar,  nas relações do homem consigo mesmo e com outrem.

A partir da clinica e da prática supervisionada, objetiva também dar publicidade à pesquisa e produção de textos científicos, viabilizando uma reflexão e experiência sobre as psicologias humanistas ou de cunho existencial-fenomenológico. Assim, diante da crise da subjetividade moderna e suas repercussões para uma clínica fenomenológica, na compreensão do homem sobre si mesmo, a Gestalt se insere de forma decisiva nas discussões contemporâneas sobre o fazer da própria Psicologia.

Programa

Duração: 2 anos
Carga Horária: 540 horas

Especialização Psicologia Clinica em Gestalt

Especialização em  Gestalt

Disciplinas:

  • Gestalt de Fritz Perls
  • Gestalt Viva de Cláudio Naranjo
  • Psicologia Hermenêutica de Cláudio Naranjo
  • Psicologia Fenomenológica Sistêmica
  • Psicologia Formativa de Stanley Keleman
  • Fenomenologia Hermenêutica de Heidegger
  • Antropologia, Cultura e Subjetividade
  • Terapia Individual, Grupo e Família
  • Estudos Clínicos e Supervisão  
  • Metodologia de Pesquisa Fenomenológica
  • Orientação e Defesa de Monografia

Ficha de Inscrição

Informações sobre Processo Seletivo e/ou agendamento de entrevista pelo telefone 21 2255-4545

Nome*

Telefone*

Formação

E-mail*

Endereço

Instituição

Comentários