Amores e Vínculos

amores_e_vinculos

Coordenação: Reginaldo Menezes

Data: 21 e 22 de Julho de 2017

Horário: sexta-feira: 19h às 22h e sábado: 10h às 18h

É no Simpósio de Platão que surgem os primeiros contrastes que  se revelam no tema do amor. A própria palavra philo-sophos indica uma espécie de amor: o amor como sabedoria.

Amores e vínculos a sua vez segue caminhos que integram à via do amor à própria constituição do cérebro, numa interrelação dos fenômenos psicofísicos que emergem daí para desenvolvimento do próprio agir humano. Em sintonia com as antigas tradições,  nos reenvia ao logos grego, às práticas espirituais asiáticas, em especial o budismo, e ao pensamento inaugural da fenomenologia ao dispor o pensar o sentir e o querer como constituintes originários da alma humana.

A partir da teoria das neuroses de Cláudio Naranjo – Psicologia dos Eneatipos –  que nos propõe um salto da consciência sobre a personalidade infantil condicionada,  mudança capaz de transformar a própria estrutura da mente vigente, que  está baseada no modelo patriarcal e que determina toda a nossa maneira de ser.

Somos seres “tricerebrado”, que a neurociência comprova em três etapas da evolução humana: o cérebro instintivo, reptiliano, uma inteligência arcaica; o cérebro límbico que regula as emoções, vinculado às relações materno-infantil e o cérebro propriamente racional humano , o neocórtex, que são as chaves para compreender os transtornos e os desequilíbrios na própria formação do caráter.

Antes de tudo o problema existencial que nos pulsiona está na ideia do amor, ou melhor, no desamos.  Somos sedentos de amor e não percebemos que estamos lidando com as nossas manifestações egóicas, uma dissociação de aspectos da mente representados por três núcleos constitutivos do ser humano, o instintivo, o emocional e o intelectual.

Apoiado numa gestalt integrativa e holística, Gestalt Viva, propõe-se uma síntese, uma vivência da dinâmica existencial dos três amores, apresentado por Cláudio Naranjo,  correspondentes a esses três aspectos da mente através de eros, ágape e philia.

Mais informações pelo telefone 21 2255-4545

Nome*

Telefone*

Celular

E-mail*

Endereço

Comentários