Carregando Eventos

« Todos Eventos

Amores e Vínculos

21/jul até 22/jul

IMG_3544

Coordenação: Reginaldo Menezes

Data: 21 e 22 de julho

Data: Sexta das 18h às 22h e Sábado das 10h às 18h.

É no Banquete de Platão que surgem os primeiros contrastes que se revelam no tema do amor. A própria palavra philo-sophos indica uma espécie de amor: o amor como sabedoria.

Amores e Vínculos a sua vez segue caminhos que integram a ideia do amor à própria constituição do cérebro e da interrelação dos fenômenos psicofísicos que emergem daí para o desenvolvimento do agir humano. Está em sintonia com as antigas tradições que nos reenviam ao pensamento grego, às práticas espirituais asiáticas, em especial o budismo, e a fenomenologia inaugural de Franz Brentano ao explicitar o pensar o sentir e o querer como constituintes da alma humana.

Excepcionalmente, conhece a teoria das neuroses de Cláudio Naranjo – Psicologia dos Eneatipos –  que nos propõe um salto da consciência sobre a personalidade infantil condicionada, uma grande mudança capaz de transformar a estrutura da mente vigente, que está baseada no modelo patriarcal e que determina a nossa própria maneira de ser.

Somos seres “tricerebrado”, que a neurociência comprova em três etapas da evolução humana; o cérebro instintivo, reptiliano, uma inteligência arcaica; o cérebro límbico que regula as emoções, vinculado às relações materno-infantil e o cérebro propriamente humano racional, o neocórtex, que são a chave para compreender os transtornos e os desequilíbrios na formação do caráter ou personalidade.

Antes de tudo o problema existencial que nos domina está na ideia do amor, ou melhor, no desamor.  Somos sedentos de amor e não percebemos que estamos lidando com as nossas manifestações egóicas, na dissociação de aspectos da mente representados por esses três centros: o instintivo, o emocional e o intelectual, dissociação que se manifesta, justamente, a partir do pensar, sentir e querer.

Apoiado numa gestalt integrativa e holística, Gestalt Viva, Amores e Vínculos propõe uma síntese numa dinâmica existencial a partir da ideia dos três amores de Cláudio Naranjo, que corresponderiam a esses aspectos da mente através de Eros, Ágape e Philia.

Mais informações pelo telefone 21 2255-4545

Nome*

Telefone*

Celular

E-mail*

Endereço

Comentários

Detalhes

Início:
21/07/2017
Final:
22/07/2017
Evento Category:
Evento Tags:

Organizador

Escola Gestalt Viva Claudio Naranjo
Telefone:
(21) 2255-4545 / (21) 99620-3736
Website:
http://gestaltviva.com.br

Local

Escola Gestalt Viva Claudio Naranjo
Av. Nossa Senhora de Copacabana n° 647
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22050901 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(21) 2255-4545 / (21) 99620-3736
Website:
http://gestaltviva.com.br