Cinema Eneagrama

Psicologia dos Eneatipos

Coordenação: Reginaldo Menezes e Sônia Andrade


 

Data:  

 


O propósito inicial desses encontros é a reflexão a partir do  Eneagrama da Personalidade de Cláudio Naranjo. Uma pré-compreensão da natureza ilusória da alma humana, que determina a nossa maneira de ver o mundo. O caminho de autotransformação é uma saga, aqui revelado em personagens do cinema, sob o famoso preceito delfico, gnôti seautón,  conhece-te a ti mesmo.

A propósito dos seres humanos é legítimo dizer que estão sempre envolvidos em jogos do amor: ” O núcleo do caráter ou personalidade é constituído por uma problemática amorosa, pois se origina dos nossos problemas emocionais e das nossas frustrações amorosas e se perpetua desde a nossa infância através da interferência que nossa exagerada necessidade de amor – consciente ou não – significa para a expressão de nosso potencial amoroso”.

O Eneagrama é uma simbologia que revela um autoconhecimento transformador, ao mostrar o funcionamento da estrutura psíquica e a natureza da realidade nos domínios da espiritualidade humana inaugura um ethos,  fonte raiz  para  uma epifania do cuidar.

É nesse sentido que a Escola Gestalt Viva realiza a práxis inovadora para integrar à vida  mesmo a Psicologia dos Eneatipos, uma via do amor,  revelada na dinâmica dos três amores de Cláudio Naranjo através de: eros, ágape e philia.

Excepcionalmente, apresentaremos filmes que contam as histórias e as marcas do caminho na busca e vida de Gurdjieff, Fritz Perls, Cláudio Naranjo, Freud e outros.

Mais informações pelo telefone 21 2255-4545

Nome*

Telefone*

Celular

E-mail*

Endereço

Comentários